Seleção Nacional das Profissões recebeu votos de sucesso a caminho do Mundial de Xangai

Seleção Nacional das Profissões recebeu votos de sucesso a caminho do Mundial de Xangai

08 setembro 2026

Seleção Nacional das Profissões recebeu votos de sucesso a caminho do Mundial de Xangai

A Seleção Nacional das Profissões reuniu-se, no dia 4 de setembro, na Galeria Artes e Ofícios | The House of Craft, do Grupo O Valor do Tempo, no Porto, para uma sessão de votos de sucesso antes da participação no WorldSkills Shanghai 2026.

O encontro, que juntou cerca de 70 pessoas, ficou também marcado pela assinatura de um protocolo entre o CINDOR e o Grupo O Valor do Tempo para a criação do espaço CINDOR Makers.

Promovida pelo IEFP / WorldSkills Portugal, a sessão deu a conhecer a seleção de dez jovens que representarão Portugal em sete profissões no 48.º Campeonato Mundial das Profissões, que decorrerá de 22 a 27 de setembro, em Xangai, na China.

Concorrentes, juradas/os, preparadoras/es e representantes das respetivas entidades formadoras partilharam o palco, dando rosto ao trabalho desenvolvido ao longo de vários meses de preparação técnica, pessoal e emocional.

Na sua intervenção, Filipa Jesus, vogal do Conselho Diretivo do IEFP, destacou o trabalho desenvolvido pela WorldSkills Portugal na valorização da formação profissional e das profissões.

Recordou que, sob a tutela do IEFP, a WorldSkills Portugal representa o país nas estruturas e competições internacionais da WorldSkills, cabendo ao Instituto, por esta via, definir as equipas nacionais e os respetivos planos de preparação. Sublinhou ainda que esta missão não se limita à organização de campeonatos: procura aproximar a formação profissional das exigências reais das empresas e dos padrões internacionais de qualidade. Os campeonatos constituem, assim, espaços privilegiados de aprendizagem, inovação, atualização de metodologias e desenvolvimento técnico e pessoal.

A terminar, deixou uma mensagem de confiança aos jovens que irão representar o país em Xangai e reconheceu a dedicação de todas as pessoas e entidades envolvidas neste percurso.

O subdelegado regional do Norte do IEFP, o delegado regional do Centro do IEFP e o diretor do CENFIM, intervieram igualmente na qualidade de responsáveis pelas entidades formadoras de origem dos participantes.

Os três responsáveis reforçaram a importância dos Campeonatos das Profissões enquanto instrumentos de promoção da formação profissional, de reconhecimento do talento jovem e de valorização das qualificações e das profissões, destacando também o empenho das equipas técnicas que acompanham diariamente a preparação dos concorrentes.

Fátima Lopes protagonizou uma intervenção emocionada e emocionante, na sua dupla qualidade de embaixadora da WorldSkills Portugal e de representante do Grupo O Valor do Tempo.

Acompanhando o percurso destes jovens desde o Campeonato Nacional das Profissões de 2024, realizado em Santa Maria da Feira, partilhou a proximidade que foi construindo com a equipa e expressou o orgulho sentido perante a sua evolução e chegada ao palco mundial.

Destacou ainda o objetivo comum que une o Grupo O Valor do Tempo e a WorldSkills Portugal: valorizar as profissões, reconhecer o saber-fazer e promover aquilo que é português.